O universo se abre de possibilidades quando usamos uma tela grande, touch screen, com ótima qualidade de renderização. Quanto maior a tela, maior o custo, fato. Uma tela barata, de fácil acesso e fácil utilização, são as telas com chip 778x. Estas telas são encontradas em forma de shield para Arduíno, como também como parte isolada. Porem, com toda essa facilidade aparecem os problemas. Drivers 7783 em especial, causam um reverso na tela, fazendo com que as libs disponíveis trabalhem de forma inconsistente.

Alt text

Os shields com telas com drive 778x, na sua maioria, já possuem cartão micro SD, o que torna fácil a ligação e utilização deste equipamento. Com 2.4", regulador 3.3v embutido, resolução 240x320, 18Bits de cor (262K cores), e a preço de aproximadamente R$ 30,00 reais, torna-se um shield de ótimo custo beneficio.

Acontece que pela quantidade de drivers e a quantidade de shields existentes (o que diferencia pela forma que ele foi construído), nem todas as libs funcionam corretamente. Sempre vejo problemas relacionados ao touch deste modelo em questão (modelo 7783 da mcu friend), pois o touch não corresponde ao screen. Acontece que algumas libs tomam como ponto de partida 0x0 pixel com o shield deitado, quando outros tomam como em pé, e assim por diante. Vale lembrar que a posição deste shield é em pé, com os botões touch para baixo:

Alt text

Partindo deste ponto, a posição X e Y inicial (0x0) é do topo esquerdo. Após alguns testes, notei que cada lib tratava isso de uma forma diferente.

A resposta mais precisa que consegui, foi com a lib TFT-Shield, que é baseada no Adafruit_GFX. A lib do touch, foi usada a TouchScreen, lib mais completa para esta função, com controle de pressão e ótima precisão.

1
2
p.x = map(p.x, TS_MAXX, TS_MINX, 0, tft.height());
p.y = map(p.y, TS_MAXY, TS_MINY, 0, tft.width());

2 - Invertemos o X para o Y, e Y para o X, pois a lib trabalha horizontalmente, e ja que nossa tela é vertical, precisamos modificar as posições:

1
2
3
int a = p.x;
p.x = p.y;
p.y = a;

Com isso temos a posição X e Y correta.

O código do exemplo completo ficaria assim:

1
2
3
4
56
7
8
9
1011
12
13
14
1516
17
18
19
2021
22
23
24
2526
27
28
29
3031
32
33
34
3536
37
38
39
4041
42
43
44
4546
47
48
49
5051
52
53
54
5556
57
58
59
6061
62
63
64
6566
67
68
69
7071
72
73
74
7576
77
78
79
8081
82
83
84
8586
87
88
89
9091
92
93
94
9596
97
98
99
100101
102
103
104
105106
107
108
109
110111
112
113
114
115116
117
118
119
120121
122
123
124
125126
127
128
129
130131
132
133
134
135136
137
138
139
140141
142
143
144
145146
147
148
149
150151
#include <Adafruit_GFX.h>    // Core graphics library
#include <SWTFT.h> // Hardware-specific library
#include <TouchScreen.h>
 
#define YP A1  // must be an analog pin, use "An" notation!#define XM A2  // must be an analog pin, use "An" notation!
#define YM 7   // can be a digital pin
#define XP 6   // can be a digital pin
 
#define TS_MINX 150#define TS_MINY 120
#define TS_MAXX 920
#define TS_MAXY 940
 
// For better pressure precision, we need to know the resistance// between X+ and X- Use any multimeter to read it
// For the one we're using, its 300 ohms across the X plate
TouchScreen ts = TouchScreen(XP, YP, XM, YM, 300);
 
// Assign human-readable names to some common 16-bit color values:#define BLACK   0x0000
#define BLUE    0x001F
#define RED     0xF800
#define GREEN   0x07E0
#define CYAN    0x07FF#define MAGENTA 0xF81F
#define YELLOW  0xFFE0
#define WHITE   0xFFFF
 
 SWTFT tft;
 
#define BOXSIZE 40
#define PENRADIUS 1
int oldcolor, currentcolor; 
void setup(void) {
  tft.reset();
 
  uint16_t identifier = tft.readID(); 
  tft.setRotation(0);
 
  tft.begin(identifier);
   tft.fillScreen(BLACK);
 
  tft.fillRect(0, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, RED);
  tft.fillRect(BOXSIZE, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, YELLOW);
  tft.fillRect(BOXSIZE*2, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, GREEN);  tft.fillRect(BOXSIZE*3, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, CYAN);
  tft.fillRect(BOXSIZE*4, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, BLUE);
  tft.fillRect(BOXSIZE*5, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, MAGENTA);
  // tft.fillRect(BOXSIZE*6, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);
   tft.drawRect(0, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);
  currentcolor = RED;
 
  pinMode(13, OUTPUT);
} 
#define MINPRESSURE 10
#define MAXPRESSURE 1000
 
void loop(){
  digitalWrite(13, HIGH);
  // Recently Point was renamed TSPoint in the TouchScreen library
  // If you are using an older version of the library, use the
  // commented definition instead.  // Point p = ts.getPoint();
  TSPoint p = ts.getPoint();
  //digitalWrite(13, LOW);
 
  // if sharing pins, you'll need to fix the directions of the touchscreen pins  //pinMode(XP, OUTPUT);
  pinMode(XM, OUTPUT);
  pinMode(YP, OUTPUT);
  //pinMode(YM, OUTPUT);
 /**
 * Modificação para telas 7783 rotacionada
 * @author Bruno P. Gonçalves
 * @site http://blog.andor.com.br
 * @publisher And Or */
p.x = map(p.x, TS_MAXX, TS_MINX, 0, tft.height());
p.y = map(p.y, TS_MAXY, TS_MINY, 0, tft.width());
 
int a = p.x;p.x = p.y;
p.y = a;
 
 
  // we have some minimum pressure we consider 'valid'  // pressure of 0 means no pressing!
 
  if (p.z > MINPRESSURE && p.z < MAXPRESSURE) {
    /*
    Serial.print("X = "); Serial.print(p.x);    Serial.print("\tY = "); Serial.print(p.y);
    Serial.print("\tPressure = "); Serial.println(p.z);
    */
 
    if (p.y > (320)) {      // press the bottom of the screen to erase
      tft.fillRect(0, BOXSIZE, tft.width(), tft.height()-BOXSIZE, BLACK);
    }
    // scale from 0->1023 to tft.width
    //p.x = tft.width()-(map(p.x, TS_MINX, TS_MAXX, tft.width(), 0));    //p.y = tft.height()-(map(p.y, TS_MINY, TS_MAXY, tft.height(), 0));
 
 
 
    if (p.y < BOXSIZE) {       oldcolor = currentcolor;
 
       if (p.x < BOXSIZE) {
         currentcolor = RED;
         tft.drawRect(0, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);       } else if (p.x < BOXSIZE*2) {
         currentcolor = YELLOW;
         tft.drawRect(BOXSIZE, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);
       } else if (p.x < BOXSIZE*3) {
         currentcolor = GREEN;         tft.drawRect(BOXSIZE*2, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);
       } else if (p.x < BOXSIZE*4) {
         currentcolor = CYAN;
         tft.drawRect(BOXSIZE*3, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);
       } else if (p.x < BOXSIZE*5) {         currentcolor = BLUE;
         tft.drawRect(BOXSIZE*4, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);
       } else if (p.x < BOXSIZE*6) {
         currentcolor = MAGENTA;
         tft.drawRect(BOXSIZE*5, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, WHITE);       }
 
       if (oldcolor != currentcolor) {
          if (oldcolor == RED) tft.fillRect(0, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, RED);
          if (oldcolor == YELLOW) tft.fillRect(BOXSIZE, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, YELLOW);          if (oldcolor == GREEN) tft.fillRect(BOXSIZE*2, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, GREEN);
          if (oldcolor == CYAN) tft.fillRect(BOXSIZE*3, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, CYAN);
          if (oldcolor == BLUE) tft.fillRect(BOXSIZE*4, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, BLUE);
          if (oldcolor == MAGENTA) tft.fillRect(BOXSIZE*5, 0, BOXSIZE, BOXSIZE, MAGENTA);
       }    }
    if (((p.y-PENRADIUS) > BOXSIZE) && ((p.y+PENRADIUS) < tft.height())) {
      tft.fillCircle(p.x, p.y, PENRADIUS, currentcolor);
    }
  }}

Espero que esta dica ajude a resolverem este problema. Tivemos conhecimento que muitas pessoas até desistiram de testar suas telas, pois não encontravam uma solução para isso.

link