Como fazer redirecionamento de dominos usando Cloudflare

O Cloudflare oferece várias vantagens ao gerenciar domínios, principalmente por meio de seus serviços de DNS e segurança. Primeiramente, o Cloudflare fornece uma infraestrutura global de servidores DNS, o que pode aumentar significativamente a velocidade e a confiabilidade das respostas DNS, resultando em carregamento mais rápido de sites para os visitantes em todo o mundo. Além disso, sua Anycast DNS distribuída geograficamente ajuda a mitigar ataques DDoS e a proteger contra interrupções de serviço. Alem disso outra grande vantagem é a camada adicional de segurança oferecida pelo Cloudflare. Seu firewall de aplicativo da web (WAF) e serviços de mitigação de ataques ajudam a proteger sites contra ameaças online, como ataques de injeção de SQL e cross-site scripting. Além disso, a capacidade de ofuscar informações sensíveis, como endereços IP de origem, pode melhorar a segurança e a privacidade online. A Cloudflare também oferece recursos de análise de tráfego e painéis de controle intuitivos para ajudar os administradores a monitorar e otimizar o desempenho do site. No geral, o Cloudflare é uma escolha popular para otimização de desempenho e segurança na gestão de domínios na web.

Porem o Cloudflare possui alguns serviços poucos conhecidos, como por exemplo fazer o redirecionamento de dominios, assim como as hospedagems faz.

Digamos que você precise direcionar o subdominio intranet.meudominio.com.br para a rede interna, como 192.168.2.30:8080, usando um painel de hospedagem fica muito simples. Mas vou te mostrar que usando o Cloudflare tambem é muito simples:

Primeiro, crie a entrada do tipo A do subdominio em DNS. Você pode apontar ele para qualquer lugar, como por exemplo 1.1.1.1, que é o DNS do Cloudflare.

Com o subdominio criado, você deve criar um redirecionamento indo até no menu lateral, no item Regras, e depois Regras de redirecionamento:


Crie uma nova regra, e dê um nome à ela. Agora é só personalizar a regra e o destino, e pronto. Uma boa opção é usar o FULL URI, ou URI Cheia, e usar os wildcards * e $, como por exemplo

https://intranet.meudominio.com.br/* -> https://192.168.2.30:8080/$1