Arduor - Arduino UNO compatível, baixo custo, single side board

Uma vantagem e uma desvantagem do Open Hardware, é a possibilidade de se criar novas placas que tenham o mesmo intuito. Vantagem, pois a comunidade pode melhora-la, em questão de desempenho, funcionalidades e tamanho. A desvantagem é que existem muitas variantes, e muitas delas não atendem os requisitos mínimos da original, o que faz com que novos usuários tenham problemas no seu uso. Com vantagens e desvantagens, apresentado hoje, o Arduor.

Podemos dizer que um dos maiores motivos do Arduino ter feito tanto sucesso, foi o fato dele ser Open Hardware. Isso significa que qualquer um pode baixar seu projeto original, modifica-lo e redistribui-lo. Com isso muita variantes surgiram no mercado com custo acessível, mas muitas delas com menor qualidade. Porem, algumas variantes devem atenção. Isso também fez com que grandes placas surgissem também, principalmente aquelas voltadas exclusivamente para algum processo. Hoje temos placas especificas para CNCs, drones, telas, prototipagem, etc ...

Vários projetos existentes hoje, mesmo dizendo ser compatível, deixam a desejar. Os erros vão de pinos errados, até localizados em lugares incompatíveis, mas talvez o erro mais comum seja a falta de um regulador 3.3v, já que atualmente e o que vimos é uma grande migração de componentes para essa configuração.

Um projeto interessante, que atenderia bem os requisitos que nos levaram a criar o Arduor, é o Nanino. É um projeto de baixo custo, poucos componentes, fácil criação por usuários novos e experientes. Porem este projeto possui alguns problemas:

Falta do regulador 3.3v
O botão reset não satisfaz o requisito de posicionamento, já que ele fica no lugar do ICSP, fazendo com que alguns shields com este header fique pressionando o botão
Não possui alimentação própria, o que da a liberdade para qualquer entrada errada
Uso exclusivo de FTDI, o que se torna um problema com a popularização dos PL-2303
Neste meio todo, vimos a necessidade de uma placa que seja de fácil construção, para que usuários novos e experientes consigam fazer seus próprios Arduinos compatíveis e que tenha o máximo de compatibilidade possível, e então prototipamos:
Abaixo algumas fotos do primeiro protótipo montado, o que ja nos deu uma ótima impressão, e uma ótima lista de @todo